sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Jesus é o bom samaritano


Olá queridos, salve o Cristo que vem!

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma meditação feita pelo Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova, sobre a parábola do bom samaritano. Jesus, Nosso Senhor é o bom samaritano. Eu não sei se conseguirei reproduzir aqui tão bem como fez nosso querido monsenhor, mas tentarei repassar pra vocês algumas coisas muito lindas que o Espírito Santo me fez compreender através deste sacerdote.

Então vamos pra nossa Bíblia? Abre lá em Lucas, capítulo 10.

 

30. Jesus respondeu: “Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram”. Depois foram embora, e o deixaram quase morto.

 

Aqui monsenhor Jonas explicou que Jerusalém, de onde o samaritano vinha, é a cidade de Deus, e Jericó, a cidade pra onde ele ia, é a cidade do comércio, do dinheiro e de todo tipo de negócios do mundo. Fazendo um paralelo, podemos entender que Jesus, nosso bom samaritano, veio da Jerusalém celeste, para a cidade dos homens, onde há comércio ilegal e corrupto, pecado e toda sorte de mal. Outro ponto, são os assaltantes, que não são outros senão os demônios que vêm pra nos roubar, matar e destruir, e muitas vezes nos deixam quase mortos nas estradas da vida.

 

31. Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado.

 

Aqui, ele, monsenhor Jonas não fez nenhuma ressalva, mas tomo a liberdade de o fazer. Quantas vezes nos dizemos cristãos e não praticamos a caridade? Batemos no peito e dizemos: Sou pregador, coordenador, intercessor e tantos outros cargos, porém, não sabemos ter caridade com aquele que mora conosco. Pense nisso!

 

32. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e passou adiante, pelo outro lado.

33. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão.

 

Levita também era um dos que tinham grande prestígio naquela sociedade, o mesmo se aplica a nós que temos algum ofício na Igreja. Mas agora quero realmente falar do que interessa. O bom samaritano, que não era bem visto naquela região, foi o único que parou, prostrou-se próximo do moribundo e o tratou.

 

34. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu

próprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele.

 

Monsenhor Jonas nos ensina que o óleo, ou azeite, dependendo da tradução da sua Bíblia, significa o Espírito Santo. Muitas vezes, Deus precisa primeiro reavivar o nosso coração com o óleo do Espírito Santo, pra depois tratar nossas feridas, geralmente os médicos e enfermeiros fazem o contrário, tratam as feridas, e consequentemente, a vida vai retornando ao que era anteriormente, Jesus é fenomenal. Primeiro ele dá a vida com o Espírito Santo, aí sim, depois que você está consciente e percebe seus pecados e mazelas, é que Jesus, com a sua autorização, derrama o vinho, que é o seu sangue e que o recebemos na Eucaristia. E por fim nos leva a casa de cuidados que é sua Igreja, para que através dos sacramentos ministrados pelo clero, sejamos tratados, curados e cresçamos sempre mais na vida em direção a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário