sexta-feira, 28 de março de 2014

Maria: Mãe de Deus!


Olá queridos do blog!

 

Hoje gostaria de compartilhar com vocês o texto de um amigo muito amado, vou chamá-lo de João. Muito obrigada, João! Ele escreve algo simples, mas muito bonito sobre a maternidade de Nossa Senhora, espero que vocês gostem, e se gostarem, o João publica mais textos aqui pra nós, não é, meu querido João? (Risos).

 

Segue o texto!

 

Por que dizemos que Maria é a “Mãe de Deus”?

 

            Muitas pessoas e até mesmo católicos não gostam de atribuir à Maria o título de mãe de Deus e outras não sabem o motivo pelo qual a chamamos assim.

Outro dia, conversando com um homem de família tradicionalmente católica, levei um tapa na minha cara quando ele me disse: “Na ‘santa Maria’ eu não falo Mãe de Deus, e sim mãe de Jesus. Ela é criatura e Deus é o criador, como podemos chamar uma criatura de mãe do criador? Já estive conversando com vários padres e eles não conseguiram me responder.” Rapidamente, direcionado pelo Espírito Santo, pedi que ele me trouxesse a sua Bíblia para tentar explicá-lo.

            No íntimo do meu coração orei, pedi que Deus estivesse comigo naquele momento e aí eu saberia o que fazer e como fazer. Nunca havia falado sobre isso antes.

Quando ele me trouxe uma Bíblia, da editora Ave Maria, fui rápido em dizê-lo que não sou padre, seminarista e nunca fiz teologia e que a minha explicação poderia não satisfazê-lo, mas que ainda assim deixaria Deus agir e falaria com ele conforme aquilo que o Santo Espírito colocasse em meu coração.

            Maria, mãe de Deus. Por que dizemos isso diariamente? Que fique claro a todos os cristãos que nesta frase não queremos colocar Maria acima do Criador, afinal como nós ela é criatura. A Bíblia mesmo nos diz que Maria é a mãe de Deus: “No principio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus” Jo 1, 1. Perceba que a Bíblia diz que Jesus era o verbo “Que tudo foi feito por Ele e sem ele nada foi feito”. Aqui nós vemos que Jesus existia antes de todas as coisas, porque Ele era o Verbo, que é Deus. Maria é a mãe do Verbo que é Jesus, que é o Próprio Deus.

“O verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.” Jesus é o Verbo [que é Deus] é a luz que ilumina todo homem que n’Ele crê. O Verbo é a Luz, para ficar mais nítido que o Verbo é Deus, vemos que o Verbo é a luz do mundo e Jesus diz “Eu sou a luz do mundo quem me segue nunca andará nas trevas” (Jo 8, 12) então “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória” Jo 1, 14.

Então onde está o erro de dizermos que Maria é a mãe de Deus? Será que estamos errados em proclamar tal grandeza da Sempre Virgem Maria? Não! Ao contrario. Ao dizermos isso, nós percebemos a grandeza de Maria, mas percebemos ainda mais que foi o Próprio Deus que encarnou e deu a vida por amor a nós, na pessoa do Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Vemos também na Bíblia que “quem ama aquele que gerou, ama também aquele que por este foi gerado.” 1Jo 5, 1b. Alguns dirão que é uma passagem referida ao Espírito Santo. Óbvio! Claro que quem ama o Santo Espírito de Deus sempre ama Jesus, pois é impossível amar apenas uma pessoa da Santíssima Trindade. Mas é explicito que quem gera o Filho é a mãe. Maria gerou Jesus em seu ventre e O alimentou no seu seio. Quem está perto de Maria nunca está longe de Jesus.

Então, não existe falta de coerência ao proclamarmos que Maria é a mãe de Deus. Deus é a Santíssima Trindade: é o Pai, é o Filho e é o Espírito Santo, e não apenas o Pai. Muitas vezes chamamos de Deus apenas o Pai e esquecemos que Jesus é Deus e que o Espírito Santo é Deus. Não três deuses distintos, mas três pessoas distintas a formar um único Deus, três pessoas que criou todas as coisas em conjunto e comunhão eterna que com muito amor chamamos de Santíssima Trindade.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais a dúvida de alguns e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário