sexta-feira, 28 de março de 2014

Sucessão apostólica

Gostaria de deixar uma reflexão a você, querido leitor. No Evangelho de Mt 16, 18, vemos que Jesus concedeu a Pedro a autoridade para comandar sua Igreja. Algumas passagens dos Atos dos Apóstolos, cuja leitura recomendo vivamente, percebemos que Pedro sempre tomava a frente de decisões importantes. Sugiro ao leitor que leia cuidadosamente todo o livro de Atos para entender a primazia de Pedro sobre os apóstolos.
Depois, e continuando na história, vemos que outros discípulos de Cristo chegaram à comunidade cristã, Paulo, Felipe, Estevão etc. Esses discípulos foram chamados presbíteros e diáconos, e na medida em que as comunidades cresciam e os primeiros apóstolos morriam, outros homens eram escolhidos e consagrados pela imposição das mãos dos irmãos dirigentes, para também dirigirem as comunidades.
Em Lc 10, 16, lê-sse um comentário de Cristo dizendo que todo aquele que ouvisse os apóstolos, ouviria a Cristo Jesus. Ora, se Jesus falou isso aos apóstolos, consequentemente os que vieram depois também entram nessa ouvidoria: Quem ouve Felipe, Paulo, Estevão, Inácio e tantos outros homens, também ouve a Jesus. Seguindo a linha do tempo, encontraremos vários homens notáveis como Santo Tomás de Aquino, santo Agostinho, São Lourenço e muitos outros. Os homens mais recentes que gostaria de destacar aqui são os queridos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, que sucedendo a Pedro, fizeram e ainda fazem um grande trabalho na Igreja Católica.
Por fim, gostaria de recomendar vivamente, caro leitor, que você estudasse mais profundamente sobre este tema, muito importante e interessante para entendermos a história da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário